ÁREA DO PROFESSOR

Destinado a alunos maiores de 14 anos, este curso oferece uma série de atividades para apoiar o ensino sobre a importância de proteger os direitos de propriedade intelectual em todo o mundo. O curso tem como foco principal as marcas e o papel que desempenham na proteção dos direitos de consumidores e produtores de bens e serviços.

Ao longo do curso, as atividades de aprendizagem são enriquecidas com entrevistas em vídeo com especialistas da área de direitos de propriedade intelectual e desenvolvimento de marcas.

O curso baseia-se no conceito de equilíbrio entre os interesses dos titulares de direitos e os interesses dos consumidores, buscando estimular a reflexão sobre como a consolidação do respeito aos direitos de propriedade intelectual como ferramenta de promoção do desenvolvimento pode gerar benefícios tanto para os criadores individuais como para a economia e a sociedade em geral.

Estrutura geral

Elaborado para permitir que os professores tenham flexibilidade no planejamento das aulas, o conteúdo do curso está organizado em três módulos principais, cada um com uma área de investigação diferente. Você pode baixar o conteúdo completo do guia do professor aqui ou os guias de apoio individuais para cada unidade de trabalho logo abaixo.

Peculiaridades das marcas
unit-1

Unidade 1: Dedicada às marcas, sua história e sua finalidade.

Guia do professor

Fidelidade à marca
unit-2

Unidade 2: Examina a relação entre marcas e o desenvolvimento de marca.

Guia do professor

Dentro dos parâmetros
unit-3

Unidade 3: Explora a importância de respeitar a legislação de propriedade intelectual, especialmente os desenhos industriais, patentes e marcas.

Guia do professor

Relevância do programa de ensino

O curso é voltado para jovens de diferentes contextos educacionais em todo o mundo. Embora os programas de ensino internacionais difiram de um território para outro, este curso inclui lições universais para todos os jovens. Quer estejam aprendendo sobre direitos e responsabilidades dos cidadãos, administração de empresas, economia ou arte e design, é essencial que os alunos tenham uma ampla compreensão da importância dos direitos de propriedade intelectual.

Para uma introdução geral aos diferentes direitos de propriedade intelectual, visite o site da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).

Como ministrar o curso

Embora cada unidade possa ser ministrada como um programa independente, cada uma é subdividida em três páginas de atividades distintas que podem ser combinadas com outras páginas de atividades para criar um programa de estudos próprio que reflita os objetivos de aprendizagem priorizados pelo professor.

As unidades aumentam em dificuldade conceitual. Os professores conhecem bem seus alunos, de modo que as seguintes sugestões da adequação etária de cada módulo servem apenas como orientação:

Peculiaridades das marcas: 14 a 16 anos
Fidelidade à marca: 16 a 18 anos
Dentro dos parâmetros: 17 a 19 anos

Sugestões e comentários

Fique à vontade para enviar um e-mail com seus comentários sobre o site Respeito às Marcas.

Boletim informativo

Assine o boletim informativo trimestral da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) sobre a Promoção do Respeito pela Propriedade Intelectual.

logos © 2024 World Intellectual Property Organization logos