Identifique a qualidade

INTRODUÇÃO

spotthequality_introAo indicar a proveniência de produtos e serviços, as marcas protegem os comerciantes das práticas de concorrência desleal. Essa proteção também beneficia os consumidores, ajudando-os a adquirir produtos e serviços da qualidade que desejam. Quando se falsifica um produto protegido por marca, as cópias podem parecer iguais ao produto original, mas sua qualidade não é necessariamente a mesma.

Qual a importância disso?

EXERCÍCIOS

Faça uma lista com a sua opção preferida dos seguintes itens:

  • barra de chocolate
  • tênis esportivo
  • calça jeans
  • desodorante
  • smartphone
  • videogame
  • rede social
  • cereal matutino

spotthequality_task

É provável que a sua lista seja formada inteiramente por produtos ou serviços protegidos por marca. Em algum lugar do produto provavelmente há, junto ao nome, o símbolo ® (que significa MARCA REGISTRADA) ou ™ (que significa MARCA). As marcas que não são registradas podem ser protegidas por leis contra a concorrência desleal, mas nem sempre é possível provar isso na Justiça.

Agora reflita novamente sobre os itens da sua lista. O que poderia dar errado se você comprasse sem perceber uma versão pirata (falsificada) desses produtos ou serviços? Como você se sentiria?

Observe, abaixo, as imagens na coluna da esquerda, que retratam marcas famosas. Tente vinculá-las aos produtos genéricos incluídos na coluna da direita.

REFLEXÕES

Depois de vincular os produtos às respectivas imagens, explique para o restante da turma como você pôde identificar as marcas. Descreva suas características distintivas.

Faça uma lista dos lugares onde você já viu anúncios de produtos de cada uma dessas marcas.

Que outros nomes de marcas famosas você é capaz de recordar?Usando apenas a memória, tente desenhar seus logotipos. Quando terminar, compartilhe suas ideias com os colegas e peça que levantem a mão para indicar quais marcas eles conseguem reconhecer. Em seguida, discuta o que faz com que essas marcas sejam tão fáceis de identificar e em que medida os logotipos que você desenhou são cópias fieis do original.

Quais dos produtos acima podem ser mais facilmente falsificados? Quais deles apresentam maior dificuldade de falsificação?Por quê? Em sua opinião, por que alguns produtos de marca tendem a ser copiados?

logo_collection

VERDADEIRO ou FALSO

Leia as afirmações abaixo e discuta com o seu par quais delas são, em sua opinião, verdadeiras e quais são falsas. Depois de terminar o exercício, compare suas respostas com as dos outros colegas. Todos na turma concordaram com as respostas?Após a discussão, alguém mudou de opinião? Em caso afirmativo, qual foi o argumento que o convenceu?

Em sua opinião, quais são os elementos que devem ser verificados quando se tenta identificar um produto pirateado? Pense em exemplos de produtos que podem ser pirateados, como: roupas de grife, dispositivos digitais, relógios etc.

logos © 2024 World Intellectual Property Organization logos