História das Marcas

INTRODUÇÃO

historyoftrademarks_intro As marcas são sinais usados comercialmente para identificar produtos e serviços. Trata-se de um de tipo de propriedade intelectual (PI). As marcas nos informam sobre a origem dos produtos, remetendo às empresas que os fabricaram. Em geral, são palavras e/ou logotipos.

Pense no nome do chocolate, da calça jeans ou da rede social de que você mais gosta – cada um desses nomes é uma marca.

As marcas têm uma história que remonta à Antiguidade e até a eras anteriores. Explore esta linha do tempo interativa para saber mais sobre as origens das marcas.

REFLITA

Selecione um exemplo da linha do tempo abaixo para obter mais informações a seu respeito. Tente reunir algumas imagens e dados adicionais para fazer uma breve apresentação para a turma. O material pode ser apresentado na forma de cartazes, slides ou dramatização.

Com um colega, dedique cinco minutos ao estudo das informações contidas na linha do tempo abaixo. Em seguida, vocês devem se alternar e fazer perguntas um ao outro para verificar o que cada um foi capaz de memorizar a respeito das informações mais importantes.

A linha do tempo abaixo termina no fim do século XIX. Tente obter mais informações sobre o direito de marcas no século XX.

Pesquise algumas ideias sobre propriedade intelectual e cooperação internacional. Quais datas de grande importância você acrescentaria (cite 3)? Por quê? Compartilhe suas ideias com o restante da turma.

TIMELINE

logos © 2022 World Intellectual Property Organization logos