Desenho de Produtos

INTRODUÇÃO

A PI permite que inventores e criadores financiem seu trabalho e desenvolvam empresas para levar suas inovações até o público. Ainda que sejam importantes, as marcas não são o único direito de PI. Existem diferentes direitos para proteger diferentes aspectos de uma empresa.

Tomotaka Takahashi é criador de robôs humanoides e fundador de Robo Garage. Os robôs que cria movimentam-se como se estivessem vivos.

O nome da empresa de Tomotaka Takahashi está protegido por uma marca. Suas invenções técnicas estão protegidas por patentes e a aparência atraente que elas têm está protegida por desenhos industriais registrados. Os robôs dele já foram até para o espaço.

REFLITA

Assista a esta entrevista, que explica a diferença entre patente, desenho industrial e marca.

Com base naquilo que você entendeu sobre os termos apresentados nessa entrevista, arraste e solte os exemplos de novos produtos enumerados abaixo, no campo relativo à propriedade intelectual que protege cada um deles.

EXERCÍCIO– A PROTEÇÃO DA CRIATIVIDADE

Se você desenvolver o desenho de um produto novo, pode registrá-lo para obter proteção contra a cópia desse produto por outras empresas. Existem diferentes maneiras de solicitar esta proteção, dependendo do âmbito da proteção de que você precisa. Embora o processo de registro específico varie de país para país, os princípios básicos são sempre os mesmos.

Para ajudar as empresas a entenderem as diferenças entre as diferentes funções das marcas, das patentes e dos desenhos industriais, crie, na forma de um folheto, um guia desses termos, descrevendo os principais processos, ativos e instruções com este pacote para download (.zip)

Você também encontrará abaixo links úteis para obter mais informações. (links em inglês)
O que é patente?
O que é desenho industrial?
O que é marca?
Que leis regem a propriedade intelectual em seu país?

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR

  • O que pode descobrir sobre o processo de registro de direitos de PI em seu país? Qual órgão/instituição encarregado dos registros de patentes, desenhos e marcas em seu país? http://www.wipo.int/directory/en/
  • O registro de uma marca, desenho industrial ou patente custa dinheiro. Por que será que um criador ou inventor se daria ao trabalho de registrar seus direitos de PI?
  • Em sua opinião, por que os governos têm interesse em proteger, na lei, os direitos de PI? Além do titular/proprietário dos direitos, quem mais é beneficiado?
  • Saiba mais sobre os seus direitos como titular de um direito de PI registrado. O que pode fazer se alguém violar seus direitos?

iplocation_icon_followup

logos © 2024 World Intellectual Property Organization logos